domingo, 8 de maio de 2011

Deus procura verdadeiro adoradores

Deus procura verdadeiros adoradores
Hildebrando Diogo Valim Filho
No evangelho segundo o apóstolo João, no capítulo 4, nos versos de 5 a 30, encontramos um quadro maravilhoso, repleto de profunda inspiração, ensinamento e revelação divina. É impossível lê-lo sem que, de alguma forma, não sintamos o impacto das palavras por ele escritas.
Ali, encontramos o Senhor Jesus sozinho com uma mulher samaritana, iniciando um diálogo nada convencional para os costumes da época e fazendo revelações menos convencionais ainda: sobre si mesmo, sobre Deus, sobre o homem e sobre o relacionamento entre ambos.
Pano de Fundo: A Graça
Ao lermos este relato, não podemos deixar de perceber que ele se desenvolve sob o prisma da graça de Deus. Cada atitude, cada frase de Jesus evidencia a graça. Ela está presente na sua atitude de iniciar um diálogo particular com uma mulher pecadora e rejeitada, pedindo-lhe que o servisse (verso 7); está presente na revelação que ele faz de Sí mesmo como o dom de Deus (verso 10);como a água viva capaz de saciar a sede do ser humano (verso 14); como aquele que conhece todas as coisas pela sua oniciência (verso 18); como aquele que veio trazer salvação (verso 22) e revelar a paternidade (verso 23) e a natureza de Deus (verso 24); e está presente quanto ele, desvendando o propósito eterno do coração divino, revela a procura de Deus por verdadeiros adoradores (verso 23) e a maneira como a verdadeira adoração deve ser praticada (24).
Deve ser motivo de alegria e admiração vermos o Senhor Jesus fazendo tantas revelações a uma mulher considerada pecadora pela lei e rejeitada pela sociedade religiosa da época. E em todo o Seu diálogo Ele não dirige uma só palavra de censura ou de condenação a ela! É a graça vindo à pecadores miseráveis que nada merecem senão a condenação divina. E se não bastasse o ser perdoado e aceito em sua santa presença, ele ainda sussurra aos ouvidos pecadores coisas maravilhosas que o "olho jamais viu nem o ouvido jamais ouviu" (I Co 2:9).
Deus Toma a Iniciativa
Ao iniciar o diálogo, Jesus se apresenta como uma fonte a jorrar (verso 14). E como a água que sai da fonte e procura as partes mais baixas da terra para ali encher, Ele toma a iniciativa do relacionamento com a mulher pecadora pedindo-lhe: "Dá-me de beber". Ela não entende e então Ele lhe faz uma declaração maravilhosa: - "Se você conhecesse o Dom de Deus e se soubesse que é Ele quem te pede, você pediria e Ele te daria água viva". O Deus encarnado estava ali junto ao poço, ao lado da mulher necessitada, mas ela não sabia quem Ele era. Ela não podia vê-lo.
Esta cena é uma alegoria da história da humanidade e de nossa própria história pessoal. Deus é quem toma a iniciativa da nossa relação com Ele. Foi Ele quem se encarnou e veio até nos. Foi Ele quem veio buscar o que estava perdido (Lc 19:10). É Ele quem se aproxima do nosso coração e o toca. É Ele quem nos chama, nos regenera e nos dá a fé capaz de responder aos seus chamados. Todas as escrituras atestam para este fato. Ele estava no mundo, próximo á nós, mas não o reconhecemos (Jo 1:10). E como poderíamos? Nascemos em pecado e fomos concebidos nele (Sl 51:5). Sim, somos pecadores por natureza. E por causa do pecado vivemos na vaidade dos nossos próprios pensamentos, com nosso entendimento obscurecido, alheio à vida de Deus, na ignorância e na completa insensibilidade com respeito a Ele, por causa do coração endurecido (Ef 4:17 a 19).
Se conhecêssemos o Dom de Deus seríamos nós quem pediríamos: - "Senhor vem a mim!". "Dá-me de beber de Tua fonte de vida inesgotável!". Mas a nossa depravação, na qual nascemos, não nos permite vê-lo. Se conhecêssemos quem nos pede e quem bate à nossa porta, sairíamos ao seu encontro.Mas o pecado endureceu nosso coração e não nos permite percebe-lo, nem sequer deseja-lo. Por isso, em sua soberana graça, Deus toma a iniciativa em todas as Suas relações para conosco. Ele vem a nós e nos pede: - "Filho meu, dá-me o teu coração!"(Pv 23:26).


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/10717/1/Deus-Procura-Verdadeiros-Adoradores/pagina1.html#ixzz1LPmrrWUX


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/10717/1/Deus-Procura-Verdadeiros-Adoradores/pagina1.html#ixzz1LPleDUsy

Nenhum comentário:

Postar um comentário